segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Há novas sondas da NASA na Lua para explicar a geografia do terreno


Há duas novas sondas da NASA em órbitra lunar, desde ontem. As GRAIL - Gravity Recovery And Interior Laboratory visam ajudar os cientistas a perceber a que se deve a irregularidade no relevo da superfície da Lua. Este é também o primeiro programa a contar com a participação direta de estudantes.

Segundo relata a Agência Espacial Americana no seu site, a GRAIL A entrou em órbitra no sábado e a B no domingo. O objetivo é produzir um mapa de alta resolução do campo gravitacional da Lua, estando agendado para março o início da recolha de dados com essa finalidade. Nessa altura, já as sondas deverão estar a circular a uma altura de 55 quilómetros da Lua.

As duas naves transmitirão sinais que vão permitir aos cientistas perceber com precisão qual a distância entre elas. "À medida que se deslocarem sobre áreas de maior ou menor gravidade, influenciada por visíveis alterações na superfície, como montanhas ou crateras e pela massa escondida sob a superfície lunar,- a distância entre elas deverá sofrer ligeiras alterações", explicam os responsáveis.

Veja a reportagem completa aqui:
http://tek.sapo.pt/multimedia/ha_novas_sondas_da_nasa_na_lua_para_explicar_1211283.html

Assistam ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário