quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Características Principais de Mercúrio

Este planeta sempre me intrigou. Como um planeta sobrevive muito próximo ao Sol? São questões que eu levanto para que o leitor deste Blog desperte a curiosidade, que eu sempre tive, por este planeta. Boa leitura. (nota do Prof. Hugo Leonardo)

Este é o planeta que se encontra mais próximo do Sol. Em virtude disto, é visível sempre próximo ao horizonte leste, antes do nascer do Sol, ou acima do horizonte oeste, depois do pôr do Sol. Sua elongação máxima é de aproximadamente 28º e, por isto, é de difícil observação. Esse planeta possui uma órbita de grande excentricidade, do que resulta uma variação significativa de sua distância afélica é igual a 69.700.000 Km. Também inclinação da órbita de Mercúrio é bastante grande, sendo somente superada, como ocorre com a excentricidade, por aquela observada para o planeta Plutão. Por se encontrar entre a Terra e o Sol, Mercúrio apresenta fases semelhantes àquelas observadas com a Lua. As fases de Quarto-crescente e de Quarto-minguante ocorrem quando este se encontra em máxima elongação. Outro fenômeno que às vezes ocorre em Mercúrio, por ser este um planeta interior, é o denominado transito. O transito consiste na passagem do planeta na frente do disco solar, quando este se encontra em um dos nodos de sua órbita e exatamente entre a Terra e o Sol.

Trânsito de Mercúrio sobre o disco solar em 08/11/2006.

Mercúrio aparece na forma de um ponto relativamente próximo ao centro do disco solar, em 8 de novembro de 2006.

Em cada século ocorrem cerca de 15 trânsitos de Mercúrio. No fenômeno, Mercúrio é visto como um pequeno ponto escuro movendo-se pelo disco solar. O dia 8 de novembro de 2006 foi o último no qual o trânsito foi observado. O próximo ocorrerá apenas em 2016.

Em 1962, través de observações efetuadas com radar, verificou-se que Mercúrio possui um movimento de rotação cujo período é de aproximadamente 59 dias. Devido à dificuldade de se observar este planeta, foi lançada em sua direção a sonda espacial Mariner 10, que passou em suas proximidades em 1974. Com uma atmosferas constituída, principalmente, por Hidrogênio e Hélio. Sua superfície é formada por rochas pulverizadas e por uma grande porcentagem de seixos e silicatos, com muitas crateras semelhantes às da Lua. A temperatura em Mercúrio varia de 550ºC acima de zero a 180ºC abaixo de zero na sua região equatorial.
(Marine 10)


Representação da estrutura interna de Mercúrio:

1. Crosta—100–300 km de espessura

2. Manto—600 km de espessura

3. Núcleo—1,800 km de raio.


Assistam a um documentário sobre Mercúrio e Vênus:


Referência Bibliográfica:

FARIA, Romildo Póvoa. Fundamentos da Astronomia. 3ªed. Campinas, SP: Papirus, 1987.

Internet:
Wikipédia

Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário