quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eclipse total da Lua nesta Quarta-feira, 15 de Junho de 2011


Hoje, 15 de Junho, todos poderão ver o eclipse total da Lua. Para aqueles que moram na região Recife, a Torre Malakoff disponibilizará de equipamento para os curiosos que quiserem ver o fenômeno lunar. O espaço estava desativado havia quatro anos; lunetas e telescópios estarão à disposição do público no momento do eclipse. Quem queiser saber mais sobre o espaço da Torre Malakoff vejam a matéria no lado esquerdo do blog, nos Marcadores.

Vejam a matéria:

O eclipse total da lua ocorre quando Lua, Terra e Sol estão alinhados de forma que a Lua total ou parcialmente a sombra que a Terra projeta no espaço. Essa sombra possui duas partes: umbra e penumbra. A umbra é a parte da sombra em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é a parte da sombra em que há alguma iluminação do Sol.

Como observar o eclipse total da Lua hoje, 15 de junho de 2011?

Ao contrário dos eclipses do Sol, os eclipses da Lua podem ser observados a olho nu. No Brasil não veremos o eclipse desde o início:

No Amazonas e no Acre quando a Lua nascer já está saindo da penumbra, ou seja não será visível o eclipse total.

A parte mais central do Brasil verá a Lua nascendo mergulhada na penumbra, mas já após o eclipse total.

Quase todo o nordeste, sudeste e região sul, verão a Lua nascer já totalmente mergulhada na umbra (eclipse total). A chance de visualização será a leste, bem próximo do horizonte. Já com a Lua mais alta, em torno das 19h00 já se verá somente o eclipse parcial.

A duração do eclipse completo será de 5h09, sendo 3h29 de eclipse parcial e 1h40 de eclipse total.

Saibam mais sobre as Fases da Lua

Para aqueles que têm a curiosidade de conhecer as fases da Lua, de maneira bem didática, leiam a matéria sobre esta temática, aqui mesmo no Blog: http://hugoleonardohistoriador.blogspot.com/2011/02/as-fases-da-lua.html

Vejam imagens do Eclipse Lunar:


Fontes:

http://www.sitepopular.com.br/noticias/noticias2006/eclipse_lunar150611.html

http://pe360graus.globo.com/diversao/diversao/exposicao/2011/06/14/NWS,534707,2,1,DIVERSAO,884-OBSERVATORIO-TORRE-MALAKOFF-REABRE-APRECIACAO-ECLIPSE-LUA.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário