segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As Fases da Lua


As fases da lua como são denominados os quatro aspectos básicos que o satélite natural da Terra, a Lua, apresenta conforme o ângulo pelo qual é vista a face iluminada pelo Sol. Diferentemente de outros idiomas, na língua portuguesa, as fases intermediárias, como a lua gibosa (Diz-se dum astro sem luz própria no qual a parte iluminada ocupa quase todo o disco aparente) e a lua balsâmica não possuem a nomenclatura amplamente difundida.

A Lunação

Quando a Lua encontra-se em conjunção com o Sol, a face visível está totalmente às escuras e a face oculta está iluminada. É a Lua nova (Lua nº 1). Uma vez que nesta fase a Lua nasce e se põe com o Sol, ela só é visível quando ocorre um eclipse solar.

Aproximadamente 7,5 dias depois a Lua encontra-se num ângulo de 90º em relação ao Sol. Nesta fase a porção iluminada equivale à metade da face visível, portanto um quarto da superfície lunar (Lua nº3). Vem daí o nome Quarto crescente. Nesta fase a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite.

Quando a Lua se encontra em oposição ao Sol, em torno de 15 dias após a Lua nova, sua face visível fica totalmente iluminada, é a Lua cheia (Lua nº 5). Nesta fase a Lua nasce quando o Sol se põe e seu ocaso ocorre ao nascer do Sol. É nessa fase também que acontecem os eclipses lunares.

Mais uma semana até que se forme um ângulo de 270º e a Lua estará em Quarto minguante (Lua nº 7). Nesta fase a Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia.

O ciclo de lunação se completa em pouco mais de 29,5 dias e é, portanto, quase dois dias mais longo que a translação. Isto ocorre em função do movimento de translação da Terra.

A figura acima mostra o sistema Sol-Terra-Lua como seria visto por um observador externo olhando diretamente para o pólo sul da Terra. O círculo externo mostra a Lua em diferentes posições relativas em relação à linha Sol-Terra, assumidas à medida que ela orbita a Terra de oeste para leste. O círculo interno mostra as formas aparentes da Lua, em cada situação.

Assistam a vídeo aula da Professora da Escola Online:

Referências:

Internet: http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_Lua

3 comentários:

  1. Assim....mais detalhes que isto, só se eu começar a falar de lendas das luas.

    Que inclusive pode ser tema de outro texto.

    Acredito que o pequeno texto mais o vídeo aí presente. Ajudará a entender, ou lhe dará um norteador sobre as Fases da Lua. Beijos

    ResponderExcluir
  2. professor eu adorei...me ajudou bastante no estudo vou fazer a prova da oba...VALEU PELA AJUDA

    ResponderExcluir