sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Discos voadores nos céus da Grã-Bretanha


Em março de 1997, um morador de Birmingham, na Grã-Bretanha, chegou em casa do trabalho às 4h da madrugada e foi surpreendido por uma estranha nave azul e triangular pairando sobre o quintal da residência. Depois de três minutos, o objeto desapareceu rapidamente no céu, deixando para trás, na copa das árvores, uma substância branca. No mesmo ano, em janeiro, outro britânico dirigia à noite no País de Gales quando viu um “tubo de luz” descendo do céu em sua direção. Ao sair do carro, o homem foi cercado por uma luz estranha e começou a se sentir mal. Dias depois, passou a sofrer de um problema de pele. Histórias como essas, ao que tudo indica fantasiosas, constam de um calhamaço de mais de 6 mil páginas de documentos sobre supostos casos envolvendo Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis), os populares discos voadores (ou UFOs, como são chamados em inglês). Divulgado ontem pelo Ministério da Defesa e pelos Arquivos Nacionais da Grã-Bretanha, o material engloba relatos de 1994 a 2000 e é o quinto volume de uma série que está sendo liberada ao público aos poucos. Entre outras curiosidades, os documentos mostram como as descrições sobre Ovnis mudaram com o tempo, adequando-se à visão da época sobre como seria a tecnologia do futuro. Nos anos 40 e 50, os UFOs dos relatos tendiam a ser em forma de disco. Nos documentos divulgados ontem, são em grande parte pretos e triangulares, como os bombardeiros americanos invisíveis ao radar.





NO BRASIL

No Brasil, os Ovnis possuem um episódio bastante conhecido, registrado logo após o fim da Ditadura Militar. No dia 19 de maio de 1986, cerca de 21 objetos voadores não-identificados sobrevoaram o espaço aéreo brasileiro, sendo detectado por várias estações de radares, incluindo diversos aeroportos e o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Brasília. Três caças Mirage e dois caças F-5 que decolaram para interceptar os Ovnis também fizeram contato visual com os objetos. O caso sacudiu o país e gerou uma declaração formal dos militares brasileiros, que reconheceram pela primeira vez na História do Brasil os desconhecidos objetos voadores. Misturando-se com crenças, com o imaginário popular e até mesmo com a política.
[Nunca podemos duvidar do que se passa no céu, no espaço. O Universo tem segredos que o homem não consegue desvendar, mas pensem bem: Fim da Ditadura Militar, os militares declaram que viram Ovnis no céu do Brasil, isto me parece muito suspeito.
Bom, fica a imprensão, como as tantas vezes que os militares depuseram para o povo que o Brasil estava sendo invadido por Comunistas, para que o povo desse confiança, outra vez, aos militares como ocorreu em 1964. Nota do Prof. Hugo Leonardo]
Assim são os relatos dos discos voadores ao longo da história. E, verdade ou mentira, segue alguns vídeos relacionado ao texto:

19 Maio de 1986 - Visita oficial dos OVNI's ao Brasil:



Guerra dos Mundos - Orson Welles


Fontes:



Um comentário:

  1. Olá Leonardo!

    Gostei bastante do blog, até já coloquei como um dos meus favoritos.

    Muito interessante a ciência Astronômica e que sempre me deixou fascinada. E esta última postagem sobre os OVNI's, também está relacionada ao espaço onde nos chama atenção bastante, por não termos nenhuma conclusão científica da matéria.

    Parabenizo pela postagm e pelo blog e deixo aqui o meu endereço do meu blog, caso queira fazer um visita e se quiser deixar o seu comentário.

    http://elogeografico.blogspot.com/

    O meu Elo Geográfico é um blog bastante abrangente, onde postamos tudo relacionado a Geografia, e as ciências afins, incluindo Religião, História, Ciências Sociais. É um blog novo que tem poucos meses de vida.

    Obrigada e um grande abraço.

    Mazé Silva

    ResponderExcluir