terça-feira, 14 de julho de 2009

Após 105 dias, termina isolamento que recria missão em Marte



Após 105 dias, chegou ao fim nesta terça-feira (14 de Julho de 2009) o isolamento que recria as condições de um voo tripulado para Marte. No total, seis voluntários, sendo quatro russos, um francês e um alemão, participaram da missão, que aconteceu em Moscou, na Rússia. As portas do módulo de teste foram abertas às 07h (Horário de Brasília).
"A experiência foi um sucesso", declarou o comandante da expedição de teste, Sergei Ryazansky, aos seus superiores da agência espacial russa Roskosmos. Depois de deixaram o
módulo, os voluntários foram levados para fazer exames médicos.
O objetivo do experimento era estudar os efeitos psicológicos e fisiológicos de um longo período de isolamento. O teste recriou as condições exatas de uma missão real a Marte,
incluindo um pouso na superfície marciana, lentidão de 20 minutos na comunicação com a base, além de situações de emergência inesperadas.
Durante os três meses de teste, os seis voluntários viveram em uma instalação de 550 metros cúbicos, com cômodos individuais de, no máximo, 3,2 metros quadrados.


Desde que a cápsula foi fechada, em 31 de março, as únicas possibilidades de deixar o módulo eram em caso de doença ou outros fatores que pudessem forçar um voluntário a
abandonar a experiência. No entanto, todos eles conseguiram chegar até o final do programa sem maiores problemas.
"Nenhum de nós pode negar que estava ansioso para voltar à vida normal, mas todos nós também teremos recordações espaciais dos meses passados como um evento extraordinário e um
desafio superado com sucesso em nossas vidas", afirmou o alemão Oliver Knickel, em um registro final no diário de bordo.
A próxima etapa do programa está prevista para o final do ano e consistirá em fechar seis pessoas no módulo durante 520 dias, duração total estimada de uma missão a Marte.
Segundo a ESA (Agência Espacial Européia, na sigla em inglês), um voo de ida de ida e volta da Terra a Marte deverá ser realizado somente em 2030 e levaria perto de 520 dias:
250 para a ida, 30 no local e 240 para a volta.
A distância entre o Planeta Vermelho e a Terra varia entre 55 e mais de 400 milhões de quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário