![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgq-eD89zdICi1NNqgopLljO0z4zRKd0bKsksfIWqx5V71OVMwQ72JnwYOFOwJBi5nAQzumXPjdWpE7A0jz2Z8DACUbE9RoTZdfhw4aLM2y4SDjb5ycDIEVMX469hYQoKYvBKIrkoJFwyRY/s400/538820.gif.jpg)
Há duas novas sondas da NASA em órbitra lunar, desde ontem. As GRAIL - Gravity Recovery And Interior Laboratory visam ajudar os cientistas a perceber a que se deve a irregularidade no relevo da superfície da Lua. Este é também o primeiro programa a contar com a participação direta de estudantes.
Segundo relata a Agência Espacial Americana no seu site, a GRAIL A entrou em órbitra no sábado e a B no domingo. O objetivo é produzir um mapa de alta resolução do campo gravitacional da Lua, estando agendado para março o início da recolha de dados com essa finalidade. Nessa altura, já as sondas deverão estar a circular a uma altura de 55 quilómetros da Lua.
As duas naves transmitirão sinais que vão permitir aos cientistas perceber com precisão qual a distância entre elas. "À medida que se deslocarem sobre áreas de maior ou menor gravidade, influenciada por visíveis alterações na superfície, como montanhas ou crateras e pela massa escondida sob a superfície lunar,- a distância entre elas deverá sofrer ligeiras alterações", explicam os responsáveis.
Veja a reportagem completa aqui:
http://tek.sapo.pt/multimedia/ha_novas_sondas_da_nasa_na_lua_para_explicar_1211283.html
Assistam ao vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário