![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhNt02Z3pOgHl__FB33AoOKD1-nKK-9Hv6ckStdH4omkuZU42x_3Ix7tP6w4eP3AwfSLPUsF5CURV-x-VCQARg7HcTmO1zdPgPzoVd9TZr4WL_7m5nN4QySVZSuKU7b7Su6_wZeNLWsvbU/s400/cdocuments_and_settingscsassomeus_documentosminhas_imagenseso_cortada.jpg)
"Esse exoplaneta é normal, como dúzias que já conhecemos, mas é o primeiro que as propriedades podem ser estudadas profundamente", explica Claire Moutou, que faz parte do grupo internacional de 60 astrônomos que fizeram a descoberta. "O exoplaneta é o primeiro que se assemelha aos planetas do nosso Sistema Solar. Ele tem o tamanho de Júpiter e uma órbita similar a Mercúrio", afirma Hans Deeg, autor líder da pesquisa.
Corot-9b passa na frente de sua estrela-mãe a cada 95 dias, visto da Terra. Esse "trânsito" dura cerca de 8 horas e oferece aos astrônomos informações adicionais sobre o exoplaneta.
Mais de 400 exoplanetas já foram descobertos até o momento, 70 deles através do método do trânsito. A temperatura de sua superfície gasosa deve estar entre 160ºC e -20ºC, com variações mínimas entre o dia e a noite. O valor exato depende da possibilidade de uma camada de nuvens altamente reflexiva.
A descoberta está publicada na revista Nature.
Veja também:
Imagem divulgada pela ESA mostra poeira cósmica gelada
Leia mais sobre: Exoplaneta
Fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário