quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CAMPOS GRAVITACIONAL E MAGNÉTICO DA TERRA

A magnetosfera protege a superfície da Terra das partículas carregadas do vento solar. É comprimida no lado diurno (Sol) devido à força das partículas que chegam, e estendido no lado noturno.


Na natureza observamos vários tipos de interações, entre eles a interação gravitacional e a interação magnética. Newton, em sua obra “Philosophiae Naturalis Principia Matematica”, publicada em 1687, desenvolveu a teoria da Gravitação Universal, segundo a qual dois corpos quaisquer se atraem exercendo um sobre as outras forças chamadas de gravitacionais. Estas forças são proporcionais às massas dos corpos, ou seja, são maiores quanto maior for o produto dos valores das massas. São também inversamente proporcionais ao quadrado da distância entre eles, de modo que, quanto maior for a distância, menores serão as forças gravitacionais existentes. A constante de proporcionalidade, chamada de constante de Gravitação Universal (G). Além disto, existem as forças magnéticas, exercidas pelos ímãs sobre alguns materiais, e em partículas eletrizadas. Quando uma partícula ou corpo está sofrendo a ação de uma força, diz-se que ela se encontra num campo de forças. Tudo se passa como se cada corpo tivesse à sua volta um campo de forças. No caso da Terra, por ser sua massa muito grande, da ordem de 6 sextilhões de toneladas, ela possui um intenso campo gravitacional atraindo em sua direção todos os corpos existentes, provocando sua queda livre. Esta queda se processa com uma aceleração, denominada aceleração da gravidade no local, cujo valor depende do ponto considerado na superfície da Terra, devido à diferente distribuição da matéria em nosso planeta, bem como à existência de um movimento de rotação. Seu valor aproximado é g = 9,8 m/s²

Além de possuir um campo gravitacional, a Terra possui também um campo magnético. Tudo se passa como se a Terra fosse um imenso ímã, atraindo para perto de si partículas eletrizadas existentes no espaço em torno de nosso planeta.

É devido ao campo terrestre que ocorrem as auroras polares (austrais e boreais). Estes fenômenos são provocados por partículas atômicas (prótons e elétrons principalmente), provenientes do Sol e que são capturadas pelo campo magnético, sendo levadas para as proximidades dos pólos magnéticos da Terra (que estão próximos dos pólos geográficos), onde interagem com os gases atmosfera terrestre.

Assistam aos vídeos - o primeiro sobre a Força Gravitacional Universal e a seguinte sobre a Força Magnética terrestre.

FORÇA GRAVITACIONAL UNIVERSAL:

CAMPO MAGNÉTICO TERRESTRE:

Referência:

FARIA, Romildo Póvoa (org.). Fundamentos de Astronomia. 3ª ed. Campinas, SP: papirus, 1987.