quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Lado Oculto da Lua

A Lua - Terreno fértil para criação de conjuturas.

Mais uma vez falarei um pouco do nosso satélite natural. Responsável por diversos fenômenos no mar e lagos, a Lua é possuidora de diversas curiosidades que poderiam, e pode, se tornar filmes de Ficção científica. Como é caso do lado escuro da Lua, muita gente desconhece, mas existe uma face lunar que não é vista na terra. Isto ocorre porque a movimento de rotação em seu eixo e de translação acontece ao mesmo tempo.

O tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor de seu eixo é o mesmo que demora a dar uma volta completa em torno da Terra. Com isso, a parte da superfície da Lua voltada para a Terra é sempre a mesma. É a chamada órbita síncrona. Contudo, sabe-se que toda a superfície da Lua recebe iluminação do Sol, em períodos distintos, sendo que seu chamado lado escuro recebe luz durante a fase da lua nova.

Astronomia lunar: o lado oculto da Lua. A grande bacia mostrada é a Cratera Daedalus. Ela cobre cerca de 93 quilômetros e foi fotografada pela tripulação da Apollo 11 enquanto circundavam a Lua em 1969.

A Lua fica totalmente escura apenas em períodos de eclipse total lunar, quando a sombra da Terra impede que os raios solares iluminem o satélite. Coloca-se, desta maneira, que a Lua na verdade é toda escura, uma vez que não tem luz própria. Toda face iluminada se deve à luz solar. O lado escuro é, na verdade, um lado não visível da Lua, observando da superfície terrestre.

Fontes:

MONROE, Camila. Os Movimentos da Lua. Revista Nova Escola. Nº 246, Out. 2011.

Internet:

Wikipedia

Física e Cia