quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aluna do IFPE representará Pernambuco na seleção para Olímpiada Internacional de Astronomia

Estudante, ao lado do professor orientador Guilherme Pereira, está entre os 100 melhores para passar na seleção - Foto: Divulgação

Pernambuco terá uma representante na seleção que definirá a equipe brasileira a participar da Olímpiada Internacional de Astronomia: a estudante do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Larissa Fernandes de Aquino. A jovem de 16 anos cursa o 3º período de Segurança do Trabalho no campus de Recife e já conquistou medalha de ouro na 14ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada em maio deste ano.

Em janeiro de 2012, Larissa participará de um treinamento promovido pela organização da OBA, onde se preparará para as avaliações do evento mundial, em março. A expectativa é grande, já que a possível participação da estudante pernambucana é de porte internacional.

Esta não é a primeira vez que a instituição tem destaques em premiações da OBA, que tem como objetivo incentivar estudantes a participarem do estudo do Universo e das tecnologias na área. Na edição de 2010, o IFPE colecionou uma medalha de prata e seis de bronze. Já neste ano, além da medalha de ouro para Larissa, trouxe para casa mais outra medalha de ouro, pelo estudante Lucas Geraldo Cilento e oito medalhas de bronze. A entrega das medalhas aos estudantes da Instituição, vencedores na OBA, acontecerá no próximo dia 1º, a partir das 10h, nas dependências da Coordenação de Física.

ESTUDOS - O Núcleo de Astronomia do IFPE não restringe as atividades apenas à participações em torneios como a OBA. Até o final deste ano, será inaugurada uma sala exclusiva para estudos na área, com espaço para realização de curso e observações por meio de telescópios e lunetas.

(IFPE)

Fonte:
NE10/Cotidiano