sábado, 8 de janeiro de 2011

Os Cometas

Um cometa é um corpo menor do sistema solar que orbita o Sol. Quando se aproxima do Sol, um cometa passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar sobre o núcleo do cometa. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de alguns quilômetros até algumas dezenas de quilômetros.

Antes de se aproximar do Sol, os cometas são apenas pedaços escuros de rocha e gelo. Esses minúsculos corpos celestes também giram em torno do Sol e possuem um núcleo com alguns quilômetros de comprimento. Há muitos materiais concentrados nesse núcleo.

Cometa Encke perde sua cauda

Cometas possuem órbitas elípticas. Note as duas caudas distintas: azul para a cauda de gás, e cinza para a cauda de poeira

Circulando pelo espaço sideral, os cometas podem aproximar-se ou distanciar-se do Sol. Quando passam perto do Sol, a temperatura do núcleo aumenta. A radiação solar provoca evaporação e faz os materiais do núcleo esguicharem, formando a cabeça do cometa, também chamada coma, e a cauda. A cauda de alguns cometas chega a ter milhões de quilômetros.

Há registros de 3000 anos que fazem referências a cometas. A humanidade sempre acompanhou curiosa a passagem desses corpos celestes pela Terra. Ao longo da História, os cometas foram considerados presságios, quase sempre de má sorte. Às vezes podem ser vistos a olho nu quando se aproximam do nosso planeta. Aparecem de tempo em tempo e têm brilho destacado entre as estrelas. Atualmente são conhecidos mais de setecentos cometas. O mais famoso é o Halley, que cruza o nosso céu a cada 76 anos.

O Cometa Halley - Lisboa em 1910


Assistam o documentário da History Channel sobre os Cometas:


Referências:

MOREIRA, Igor Antônio Gomes. Construindo o espaço.

Imagens e animação - wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cometa